Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

A bermuda de ciclismo ideal

A bermuda de ciclismo ideal

Confira dicas pra achar o modelo que fica melhor em você!

Vestuário Esportivo

Atualizado em 25 Jun 19

3 min de leitura

Gente, a bermuda de ciclismo é uma peça muito importante pra você ter um ótimo desempenho no esporte, viu? É ela que garante conforto pra você pedalar muito melhor e sem sofrer com calor, assaduras, bolhas e outros machucados. Mas pra isso, você precisa tomar alguns cuidados na hora de escolher a sua. Quer saber quais? Vem comigo que eu te mostro!


O tecido certo

Se você vai pedalar na rua e decidiu dar mais do que uma volta no quarteirão, precisa de uma bermuda própria pra ciclismo. Ela é feita com um material que não deixa seu corpo escorregar no selim da bicicleta e que protege suas coxas de assaduras. Legal!


E tem mais algumas vantagens, viu? Como o tecido é bem macio e fica bem justinho no corpo, ele te dá total liberdade de movimentos. Alguns modelos ainda têm tecnologia pra deixar sua pele respirar e não segurar o suor. E além de deixar seu corpo sempre fresquinho, podem vir com proteção antibactéria pra não ficar cheiro na roupa. Aí sim!


Mas não fica só nisso! Na hora de escolher a bermuda, você precisa garantir que o tecido tenha proteção solar também! E, se você gosta de pedalar à noite, é ideal que ela tenha uma faixa refletiva, tá? É que se você tiver numa rua escura e passar um carro, o farol vai fazer sua bermuda brilhar, mostrando pro motorista que tem alguém ali.


Bermuda com faixa e escrita refletiva: segurança pra pedalar à noite


Como escolher

Escolha bermudas com tecidos onde a costura fique invisível. Os de suplex são bem molinhos e mais confortáveis pra pele, viu? E por último tem o elástico na cintura, que precisa ficar justinho sem apertar pra não te machucar e nem ficar frouxo pra não atrapalhar as pedaladas.


Uma dica pra acertar no comprimento do shors é você sentar na bicicleta e ver em que parte do selim as suas coxas batem ao pedalar. Esse teste vai te mostrar se a ideal pra você é a mais curta ou a mais longa!


Pessoas mais baixas podem usar um modelo um pouco menor. Já as mais altas devem usar uma que passe um pouco do comprimento da coxa, pra evitar bater pele com pele ou encostar pele no equipamento.

Pessoas mais altas precisam de uma bermuda mais longa


Importância do forro

Além desses itens, tem o forro, que é a parte mais importante da sua escolha. Ele é responsável por evitar machucados, desconforto e diminuir o impacto do corpo no selim da bicicleta em subidas, decidas e lugares mais esburacados. Tem bermuda assim com forro em gel ou em espuma, sabia?


O forro de espuma é feito pra pedaladas curtas de até duas horas. Já pra ciclistas que vão rodar mais tempo, um forro de espuma mista na bermuda é a melhor opção. É uma mistura de espuma mais fininha nas áreas onde você precisa de movimento com a mais grossa em lugares onde vai ter mais impacto, como no quadril e bumbum.


Agora, pra pedaladas muito longas de mais de 4 horas, o ideal é o forro de gel, que tem um molde feito pra ficar mais justo no corpo e ventilar melhor pra você não ficar com a bermuda encharcada. Ah, e ele tem um sistema de secagem mais rápido que a espuma, viu? E o gel também é recomendado pra evitar problemas na lombar, dormência e dor muscular. Demais!


E olha só, existe uma diferença entre bermuda pra homens e mulheres no forro. Ele é maior e mais concentrado na parte de trás pra elas. Já pros homens ele fica mais concentrado na parte da frente da bermuda.
 

A bermuda masculina tem mais forro e proteção na parte da frente


Agora que você já sabe como escolher a bermuda, aproveita e clica aqui pra conhecer as vantagens de ter um bretelle!


Vai pedalar? Passa aqui no Magazine Luiza e garanta a bermuda de ciclismo ideal pra você!