Lixadeira manual: conheça
Eu te conto mais sobre esse equipamento prático!
Ferramentas Manuais
Atualizado em 25 Jun 21
3 min de leitura
Gente, a lixadeira manual é um equipamento que vai te ajudar bastante a deixar materiais como metal, madeira e plástico lisinhos, viu? Além disso, é ótima pra usar antes de pintar paredes e tetos, deixando eles planos pra passar a tinta. Quer conhecer melhor esse aparelho? Vem comigo!
Tipos de lixadeira manual
Olha, a lixadeira manual é bastante usada pra dar acabamento, tá? Então, é própria pra finalização de um móvel, pra tirar farpas, ou então pra dar cara nova a superfícies enferrujadas ou manchadas.
Agora, como esse equipamento funciona com rotações que variam de 1.200 a 11.000 por minuto e tem diferentes tamanhos e qualidades dependendo do modelo, é importante escolher o tipo certo pra cada situação. Dá uma olhada nas opções:
Lixadeira de parede: boa pra cuidar de paredes
Essa é ideal pra paredes e tetos de alvenaria, massa corrida, gesso e drywall. Você passa o equipamento antes do lugar receber uma nova pintura, com as seis lixas geralmente usadas, que são as 80, 100, 120, 150, 180 e 240. Quanto maior o número, mais delicado o acabamento!
O legal é que alguns modelos vêm com lanterna, que ajuda em lugares escuros ou até mesmo se o trabalho for feito à noite. Adorei!
Esse modelo tem a lanterna ali pertinho da lixa. Ajuda muito na iluminação!
Lixadeira orbital: pra deixar madeiras com bom acabamento
Essa aqui é muito usada na madeira, pra dar acabamento, tirar farpas e também verniz. Ela costuma ser bem leve, com cerca de 1kg, ou quilo, e compacta. Por isso, ela é ótima pra lugares apertados ou de difícil acesso.
Você também pode trabalhar com ela em metais fininhos em alguns casos. Nesse caso, vale a pena conferir no manual se a escolhida faz esse trabalho, combinado?
Esse modelo é muito prático pra trabalhos delicados
Lixadeira de cinta: ideal pro trabalho pesado
A lixadeira de cinta é aquela usada nos materiais maiores, como blocos de madeiras, metais grossos e ferro. Até por isso, ela é bastante vista nas mãos de profissionais, já que é pesada e funciona só em lugares planos.
Por acabar gerando bastante sujeira, alguns desses modelos vêm com coletor de pó presos no bocal de saída. Isso ajuda na limpeza, já que boa parte vai pro saquinho. Quando tiver cheio, é só esvaziar e colocar de volta no equipamento.
Esse modelo é muito usado por marceneiros que trabalham com madeira pesada
Lixadeira angular: ótima pra quando precisar de potência
Esse modelo não deixa um acabamento muito detalhado, porque tem alta potência, que chega a 2.200W. É bastante usada pra telhados e deques, que precisam tirar bastante material durante o lixamento.
Uma mão vai no cabo lateral e a outra na base, pra dar mais segurança no uso
Cuidados pra usar a lixadeira manual
Olha, como a lixadeira é usada em materiais pesados e que geram pó e lascas que podem machucar, é importante usar equipamentos de proteção como máscara, protetor auricular, luvas e óculos de proteção.
Além disso, tem que sempre ficar de olho na lixa. Como roda numa velocidade alta, pode machucar dedos, mãos e outras partes do corpo que entrarem em contato com ela.
E quando for trocar alguma peça ou a própria lixa, desligue o equipamento, deixe ele parar de rodar e só aí mexa, tá?
Gostou de saber mais sobre a lixadeira manual? Aqui no Magazine Luiza tem o tipo que você procura.
Saiba mais:
Precisando de ajuda pra escolher óculos de proteção pra trabalhos com lixadeira e outros equipamentos de construção e reparo? Na matéria Óculos de proteção EPI eu mostro os modelos que te ajudam nisso.
E se as mudanças que vai fazer nos materiais for pra decoração de casa, vale a pena conferir o app Homestyler. Ele traz várias ideias legais de decoração. Pode baixar pra Android e iOS.
Ah, prefere instalar móveis prontinhos em casa? Pode contar com os nossos parceiros, tá?