Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Qual usar: Instrumento de percussão

Qual usar: Instrumento de percussão

Que instrumento de percussão preciso para cada tipo de música?

Bateria e Percussão

Atualizado em 5 Mar 20

2 min de leitura

Os seres humanos organizam sua atividade musical conforme sua maneira de ouvir, ou seja, conforme sua percepção. Somos capazes de reconhecer sons entre vinte hertz e vinte mil hertz, e justamente quando tocamos uma música ocupamos esse campo de frequência. Então a cada momento, ao tocar instrumentos de percussão, ocupamos regiões diferentes da nossa percepção, em algumas vezes mais grave e em outras, mais agudo.

 

O atabaque é um instrumento usado em músicas de samba e pagode


Um outro fator que deve ser considerado são as funções dos instrumentos: o efeito, a condução, a clave e a marcação. Quando vamos tocar devemos estar preparados! E qual instrumento utilizar? Um mais agudo? Um mais grave? Ou um que faça efeito?

 

Vamos pensar assim, quando tocar, um percussionista precisa ter um bom conjunto, tendo o efeito que é obtido no carrilhão, chaves, pau-de-chuva e bloco sonoro; a condução que consegue na caixa, nos chocalhos, na cuíca, no reco-reco de bambu, reco-reco de ferro, repinique, repique de mão, bongô, pandeirola e timbales; a clave que tem no tamborim, zabumba, agogô e a marcação que vem do pandeirão, cowbell, surdo, tan-tan, rebolo, timba, e repique de anel.


Agora vamos alinhar esse conhecimento organizando por kits levando em consideração a função dos instrumentos e as frequências que eles ocupam (do mais agudo para o mais grave):

 

KIT 1: Ganzá, triângulo, carrilhão (efeito), bloco sonoro, reco-reco, agogô, pandeiro de couro, pandeiro de náilon e surdo.


KIT 2: Pau de chuva, reco-reco, cowbell, kit de chaves (efeito), pandeirola, tamborim, pandeiro de náilon, bongo, atabaque e cajon.


KIT 3: Afuxé, bloco sonoro (efeito e clave), repique de mão, triângulo, pandeiro de couro, conga tumbadora, pandeirão, cuíca e zabumba.


A ideia apresenta kits para a música popular como um todo. Por exemplo, no baião, xote, xaxado e forró você pode usar o zabumba, o triângulo, ganzá, pandeiro de couro para fazer ritmo: condução, clave ou marcação. No samba/pagode, você pode usar pandeiro de couro, ganzá, pandeiro de náilon, atabaque, congas, tamborim, agogô, reco-reco, repique de mão, repique de anel e cuíca para condução, clave ou marcação. Na música pop/sertanejo você pode usar carrilhão, pau-de-chuva, conga, bongo e pandeirola.


São muitas variações! Aproveite pra ver as ofertas de rebolo/tantã!