Estilos da Black Music
Conheça mais sobre esse estilo de música nacional e internacional!
Black Music
Atualizado em 26 Mar 20
3 min de leitura
Gente, a Black Music, ou música negra, é um importante gênero musical, cheio de estilos que se espalham pelo Brasil e o mundo! Você encontra tipos como blues, disco, funk, pagode, choro e até axé, sabia? Vem comigo que eu te mostro alguns exemplos do nosso país e do exterior!
Black Music internacional
Olha, os principais estilos de Black Music pelo mundo são blues, rock and roll, espiritual, disco, electro, funk, jazz, rap, rhythm and blues, soul, hip hop, reggae e kuduro. Muitos, né? Olha só:
Blues
O Blues, que tem um ritmo mais lento e melancólico, nasceu nos Estados Unidos no fim do século 19. Riley Ben King, mais conhecido como B. B. King, foi um grande guitarrista, compositor e cantor desse estilo da Black Music.
Ele é conhecido por ter composições melódicas e com letras que falam de amor e tristeza. Daí o nome, já que blues, em inglês pode significar estar triste!
Jazz
Já o Jazz, que surgiu por uma influência do Blues, é cheio de improvisação e ritmos que mudam o tempo todo. Louis Armstrong foi um dos principais nomes desse estilo musical da Black Music!
Reggae
E no Reggae, não dá pra esquecer do jamaicano Bob Marley, né? Ele canta sobre positividade, lutas enfrentadas pela raça negra e política, sempre num ritmo que dá vontade de balançar o corpo! Adorei!
Disco
Agora, o ritmo Disco embalou muitas festas nos anos 1970, sabia? As músicas são bem dançantes e seus principais artistas são Donna Summer, Tina Charles e Gloria Gaynor!
Funk
O Funk começou nos anos 1960, misturando soul, jazz e rhythm and blues! O resultado é uma música suave e muito gostosa de ouvir. Ele foi criado pelo grande artista James Brown! Legal!
Black Music no Brasil
E no Brasil, a Black Music criou ritmos como axé, bossa nova, choro, funk carioca, lambada, maracatu, pagode e samba.
Alcione é um dos grandes nomes do samba brasileiro
Axé
Do Axé, ritmo que nasceu na Bahia, saíram nomes como o do cantor e compositor Carlinhos Brown. Ele, que criou a Timbalada, e faz suas canções com muitos ritmos que vêm da África, sabia?
Chorinho
Outro ritmo da Black Music brasileira é o Chorinho. Ele veio do lundu, um ritmo africano à base de percussão! E as canções de choro têm um pouco de maxixe, samba, polca e valsa. Pixinguinha é um dos grandes nomes desse gênero!
Samba
Já o Samba nasceu da mistura entre os batuques da música africana e os ritmos europeus, como polca, valsa e mazurca. Elza Soares e Alcione são artistas que se destacam bastante nesse gênero, que tem como característica marcante os toques de violão, cavaquinho, pandeiro, atabaque, surdo, repique de anel, tamborim e agogô! Demais!
Bossa Nova
Além disso, também não dá pra esquecer da Bossa Nova, que conta com canções mais faladas e bastante violão. A origem dela é o samba, que foi criado pelos negros escravizados no Brasil.
Aí, anos depois, Tom Jobim e outros músicos pegaram elementos desse ritmo e fizeram músicas como Chega de Saudade, cantada por João Gilberto. Legal, né?
Quer ouvir suas músicas preferidas sem precisar de internet ou do celular? Clica aqui pra conhecer o MP3 Player!
E se você tá com algum eletrônico sem funcionar na sua casa, pode contar com o serviço de coleta e descarte ecológico dos parceiros do Magazine Luiza. Clica aqui pra pedir!
Gosta dos estilos da Black Music? Você encontra CDs e DVDs dos melhores artistas desse gênero aqui no Magazine Luiza! Aproveite as ofertas de Soul e R&B.