Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Truques com giz de cera

Truques com giz de cera

Dá pra fazer cada desenho divertido que você nem imagina!

Escolar / Universitário

Atualizado em 27 Jun 18

4 min de leitura

Gente, quem tem criança em casa sabe que o giz de cera pode ser um grande aliado na hora de ensinar a desenhar e escrever, né? Afinal, ele tem um tamanho ótimo de segurar, é bem levinho e pode ter cores lindas! E o bom é que, além de tudo isso, dá pra fazer truques bem legais e divertidos! Agora, quer conhecer alguns deles? Então, vem comigo!


Materiais necessários

Olha, pra começar a brincar com giz de cera, além de folhas e giz, você vai precisar ter em casa papel branco e colorido, papelão, tinta guache, pincéis, alfinete ou agulha e folhas de lixa, tá?


Com esses materiais, você pode inventar um montão de atividades que exploram várias técnicas de desenho diferentes! E o limite é a criatividade, viu? Também dá pra usar materiais mais inusitados, como folhas de árvores ou canudinhos, o que ajuda a incentivar as crianças a exercitarem a criatividade na hora de desenhar.


Pintura em cima de relevo


Uma das técnicas mais legais de usar com o giz de cera é fazer pinturas em cima de superfícies com relevo. Um exemplo bem fácil de fazer é usar a parte interna do papelão. É só pegar uma folha de papel, colocar ela em cima do papelão e depois, passar o giz de cera na folha!


E dá pra fazer isso com qualquer superfície, viu? Dá pra usar plantas, folhas de árvore, tijolo, moedas e vários outros objetos que não tenham a superfície lisa, tá? Afinal, se você colocar a folha em cima de uma mesa, por exemplo, o giz de cera sairá normal.


O processo é o mesmo! Pegar uma folha de papel e colocar em cima do objeto. Daí, é só passar o giz e se divertir!


Ah, e uma dica pra sua obra de arte ficar ainda mais incrível é usar uma folha bem fininha, viu? É que, quanto mais fino for o papel, mais detalhes da textura você consegue fazer. Só tem que tomar cuidado pra não passar o giz de cera muito forte e rasgar a folha, combinado?


Giz de cera branco em fundo preto

Outra técnica bem legal é usar o giz de cera branco pra fazer desenhos em folhas escuras como as pretas, roxas ou verdes musgo. É bem simples de fazer e dá um efeito visual super criativo! Já que foge daquele padrão de desenhar colorido em folha branca, sabe?


Um tipo de folha bem legal que dá pra usar nesse caso são as folhas de lixa, que tem uma textura bem diferente. Vai ser um desafio pra criançada porque o giz não desliza com tanta facilidade como no papel liso, viu? Mas, dá pra fazer desenhos bem lindos no fundo preto e ainda treinar o uso da força da hora de desenhar! Só vale lembrar que, nesse caso, o giz se desgasta bem mais que nas folhas comuns, viu? Então, ele vai acabar bem mais rapidinho!


E dá pra fazer o contrário também. Incentivar os pequenos a desenharem com giz de cera preto numa folha branca pra treinar contornos e formatos. E depois, ainda pode usar lápis de cor ou tinta pra preencher todas as formas!


O giz de cera pode ser usado pra treinar a coordenação motora das crianças


Pintura mágica com tinta guache

Agora, uma das técnicas mais divertidas de fazer usando giz de cera é o da pintura mágica, sabia? Funciona assim: primeiro você pinta a folha toda com giz de cera colorido. Aí, dá pra usar a criatividade, viu? Pode fazer várias listras coloridas, ou pintar cada cantinho de uma cor. A imaginação é o limite! Depois, é só passar uma camada de tinta guache preta por cima.


Então, depois que tudo tá bem sequinho, você pega um palito de dente ou uma caneta que não pega mais e vai raspando a tinta. Dá pra fazer desenhos incríveis e que parecem em alto relevo por causa desse truque. Demais!


Você pode fazer outro tipo de pintura mágica usando o giz de cera branco em cima de uma folha branca! E dá pra desenhar qualquer coisa, mesmo sem conseguir ver. Daí, depois que terminar o seu desenho invisível, é só passar uma camada de tinta guache colorida por cima! Mas ela precisa tá bem líquida, viu?

Assim, a tinta não vai ficar em cima dos traços do giz de cera e o desenho vai aparecer como num passo de mágica!


Reciclando giz de cera


Essa técnica não é pra desenhar, mas sim pra reaproveitar todas aquelas pontinhas de giz de cera que são tão pequeninas que quase não dá pra segurar e usar mais, sabe?


Pra resolver isso, é bem simples: é só reciclar o giz de cera! Você pega essas pontinhas soltas e coloca tudo dentro de um saco plástico. Pode até misturar as cores que dá um efeito visual incrível, viu?


Aí, você fecha o saco plástico e bate nos pedaços até eles ficarem bem pequenininhos. Depois, é só colocar tudo numa forma de silicone ou de alumínio e  deixar eles derreterem num micro-ondas, forninho elétrico ou secador de cabelos. Eles precisam derreter totalmente e ficar em forma líquida, viu?


Feito isso, é só deixar esfriar e pronto! Giz de cera novinhos e em formatos divertidos pra criançada toda usar. E não esqueça de chamar elas pra participarem na hora de fazer essa reciclagem. Elas adoram!


Gostou dessas dicas sobre como usar giz de cera? Nessa matéria aqui você encontra outras bem legais sobre como desenhar e aqui você descobre qual o melhor tipo de giz pra usar nos seus trabalhos!


Desenhar é um passatempo incrível, né? O bom é que aqui no Magazine Luiza tem todos os tipos de giz de cera e outros materiais incríveis pra você caprichar bem nos seus desenhos! Vem conferir e se divertir!