Lápis grafite: pra desenhar e escrever
Como tem vários modelos, vale saber como escolher o ideal!
Escrita
Atualizado em 22 Out 20
3 min de leitura
Gente, o lápis grafite é um acessório pra escrita e desenho bastante prático pro dia a dia, viu? Agora, como tem vários modelos e cada um é indicado pra uma situação diferente, é bom saber como decidir qual é o modelo ideal pra você. Quer uma ajudinha? Vem comigo!
Lápis tipo HB e o número 2 são ideais pra levar pra escola
Olha só, os lápis grafite HB e o número 2 contam com uma cor cinza bem escura e são versáteis, já que são bons tanto pra escrever como pra criar desenhos técnicos que não são profissionais. Por isso, vale apostar nessas opções pra lista de materiais escolares dos alunos!
Esse modelo HB sextavado é resistente e fácil de apontar
Lápis tipo H é ótimo pra arquitetos
O lápis tipo H é mais fino e tem o grafite mais duro. E um detalhe legal é que ele deixa os traços no papel bem clarinhos, o que facilita na hora de apagar sem deixar aquelas marcas e borrões, sabe? Ideal pra desenhar plantas de arquitetura!
Ah, e pra apontar, é bom usar um apontador e não o estilete, tá?
O lápis H tem uma grafite de textura mais dura
Lápis tipo B: um arraso pra desenhistas
Já o lápis tipo B vem com a ponta grossa, é macio e suave pra desenhar. Agora, nesse modelo é sempre bom usar o estilete, viu? Ele é classificado também por um número, como os 2B e 3B que são ótimos pra esboços; os 3B e 4B, que ajudam no efeito de textura; e do 5B pra cima é usado pra um sombreado escuro.
E quanto maior for o número do B mais escuro e macio ele vai ser
Lápis tipo F é muito bom pra desenhos geométricos
Esse lápis grafite é ideal pra fazer contornos e desenhos com forma geométricas, isso porque a sua ponta é bem fininha. Outro detalhe desse modelo é o tom de cinza bem clarinho, ideal pra rascunhos!
O lápis tipo F é ótimo pra quem gosta de fazer traços bem finos
Lápis tipo dermatográfico: pra profissionais de construção
A diferença desse lápis é que é feito com pigmentos e cera, encapado por madeira e um papel com cordão, que quando puxado, aponta sem precisar de apontador. Legal, né? Ele serve pra escrever em vidro, porcelana, ferro, plástico e até na pele, já que não fixa e é facinho de apagar. É só usar um pano!
Dá pra desenhar sobrancelhas com esse modelo dermatográfico, viu?
Lápis tipo aquarelável: pra pintura artística
Já esse tipo de grafite tem o mesmo efeito das tintas que vem nas bisnagas porque você pode desenhar e depois, com a ajuda de um pincel úmido ou molhado, criar um efeito aquarela. Adorei!
E o bom é que ele vem em kits, como os de 12 ou 24 cores diferentes, ideal pra desenhistas profissionais ou estudantes de moda.
Você encontra o lápis aquarelável em estojos como esse de metal
Ah, e olha só, aqui no Magazine Luiza você encontra vários modelos de lápis grafite pra soltar a criatividade nos seus desenhos e até pra escrever. Vem conferir!
Saiba Mais
E aí, quer saber quando usar o lápis ou a lapiseira pra fazer desenhos e escrever? Clica aqui que eu te conto!
E pra facilitar os desenhos e anotações, que tal acesar o aplicativo Caneta e Lápis. Ele tá disponível pras versões Android e IOS.