Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Qual é o melhor protetor solar infantil?

Qual é o melhor protetor solar infantil?

A pele das crianças requer cuidados especiais. Aprenda aqui escolher o melhor protetor solar infantil para o seu filho.

Protetor Solar e Bronzeador

Atualizado em 17 Abr 24

5 min de leitura

Pra começar, na hora de escolher o melhor protetor solar pras crianças, é bem importante avaliar os seus componentes e o nível de segurança, tá? Isso porque, alguns protetores podem ter maior ou menor eficácia, por exemplo. Daí, ver o fator de proteção solar, assim como se ele traz ingredientes que evitam reações alérgicas, é essencial! Vem comigo que eu te dou mais dicas pra pensar no protetor solar infantil ideal pra você!

 

Qual é a importância do protetor solar para crianças?

Gente, usar protetor solar infantil é algo indispensável! Além de proteger, previne problemas mais sérios, como envelhecimento precoce, manchas escuras ou até mesmo um câncer de pele.

 

Assim como pros adultos, a função principal do protetor solar infantil é bloquear os efeitos da radiação. Nas crianças, isso é ainda mais essencial, já que a pele delas é bem delicada e sensível, o que faz com que sejam mais propensas a queimaduras. 

 

Daí a importância do protetor solar pros pequenos: quando aplica, cria um tipo de barreira entre os raios ultravioleta e a pele, evitando que machuque. Legal!

 

Ah, sem falar que o protetor solar infantil previne problemas mais sérios, como o câncer de pele, tá? É que ficar debaixo da luz natural sem proteção adequada é um dos principais fatores de risco dessa condição, sabia? Pois é!

 

Então, usar o protetor desde criancinha, ajuda bastante a reduzir o risco, assim como outros relacionados à exposição não protegida e que também são prejudiciais, como o melasma, que são aquelas manchas escuras, o envelhecimento antes da hora e até danos no sistema imunológico da pele.

 

Como escolher o melhor protetor solar infantil?

Olha, e se a sua dúvida é sobre como escolher o melhor protetor solar infantil, eu posso te ajudar! 

 

O primeiro passo é garantir que o protetor infantil tem proteção contra os raios UVA e UVB, combinado? Isso costuma vir escrito na embalagem de forma superclara!

 

Outra coisa que deve ser observada é o FPS, ou fator de proteção solar, do protetor infantil. Porque quanto mais alto for o FPS maior é a proteção que ele oferece. Pra ser considerado efetivo, os protetores solares infantis precisam de um FPS de 30 ou mais, tá? E se a criança tiver a pele sensível, aí o indicado mesmo são aqueles com proteção bem alta, como os de FPS 70.

 

Agora, uma dica legal também é ficar de olho na fórmula do protetor solar infantil. O ideal é optar por protetores de barreira física, que são chamados de inorgânicos e têm substâncias como óxido de zinco ou dióxido de titânio. 

 

Esses componentes formam uma barreira na pele e refletem as radiações UVA e UVA, protegendo ainda mais contra o sol, tá? Além disso, eles tendem a ser mais suaves pra pele sensível das crianças e oferecem proteção imediata após a aplicação. Amei!

 

E falando sobre a pele sensível, dar preferência pra protetor solar infantil que é hipoalergênico e livre de fragrâncias também reduz bastante o risco de reações alérgicas nos pequenos, combinado?

 

E, pra proteção ficar ainda maior, o ideal é escolher um protetor solar infantil que seja resistente à água porque aí, mesmo que a criança se molhe ou fique suada, a proteção vai continuar na pele! Ah, mas isso não significa que você não deve reaplicar o protetor o tempo todo, viu?

 

Protetor solar resistente à água é ideal pra criançada

 

Outra coisa é o tipo de aplicador do protetor. Eles costumam ser de três formas: spray, bisnaga e pump. 

 

A versão de protetor solar infantil em spray é a mais procurada pelos pais que querem uma embalagem prática e fácil de usar. A vantagem é que deixa a pele mais sequinha e é super rápida na aplicação. 

 

Protetor solar infantil em spray tem ótima absorção e é fácil de aplicar

 

Já os modelos de bisnaga e pump são aqueles que despejam o protetor numa textura mais cremosa, sabe? Pois é! O que muda entre ambas é que um tem um bico por onde sai o líquido e o outro é um tipo de botão, de apertar em cima, que libera o protetor assim que é acionado.

 

Mas, se sua dúvida é sobre a marca de protetor solar, algumas são bem populares e bastante recomendadas pro público infantil. Algumas delas são: protetor solar infantil da Nivea, Mustela, La Roche e Sundown. Adorei!

 

Qual fator ideal de protetor solar para criança?

Gente, o fator ideal de protetor solar pra criança é de, no mínimo, 30 FPS. Agora, pros dias de sol mais intenso, é recomendado um protetor com FPS 50 ou mais. Isso também vale pra galerinha que têm a pele mais sensível e precisa de uma proteção reforçada, combinado?

 

Qual a diferença do protetor solar de adulto e de criança?

A principal diferença entre o protetor solar adulto e infantil tá na composição deles. Os protetores feitos pra bebês e crianças são mais suaves, com ingredientes e substâncias que não agridem a pele e não provocam alergias. Eles têm uma textura mais densa, mais espessa, e costumam ser bem esbranquiçados ou rosados. 

 

Outra diferença é que os protetores infantis precisam ser formulados, obrigatoriamente, com elementos hipoalergênicos. Entendi!

 

Pode usar qualquer protetor solar em criança?

Gente, é por toda essa distinção na composição que não é indicado usar qualquer protetor solar nas crianças, tá? É que, mesmo que protetores adulto e infantil tenham uma função principal parecida de proteger contra os raios UV, os protetores pros pequenos são formulados de um jeito específico, já que a pele deles é mais sensível.

 

Aí, um protetor solar adulto pode causar reações alérgicas, irritações e outros probleminhas de pele que fazem mal pros baixinhos.

 

Uma alternativa é apostar em kits que já vem com protetor adulto e infantil

 

Até qual idade pode usar protetor infantil?

Olha, não tem uma idade limite pra deixar de usar o protetor infantil, tá? Na verdade, o que prejudica é que crianças apliquem protetor adulto, mas não o contrário.

 

É que os componentes do protetor solar infantil não oferecem riscos pra adultos. Eles são feitos com materiais que evitam alergias e são ideais pra peles sensíveis. Por isso, mesmo que seja adulto, não é um problema pôr um protetor infantil, tá? 

 

Agora, é bacana dar uma olhadinha no preço, já que como os protetores de criança trazem elementos bem específicos, costumam ter um preço maior que os protetores de adulto. 

 

Com quantos anos a criança pode começar a usar protetor solar?

A partir de 6 meses já podem começar a usar protetor solar, viu? Essa é a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria, que indica também que os protetores pra primeira idade sejam aqueles de barreira física, conhecidos como inorgânicos.

 

Ah, mas antes dos 6 meses não é adequado que os bebês passem nenhum tipo de protetor solar, combinado?

 

Já sabe direitinho como comprar um protetor solar infantil? Então aproveita que aqui no Magazine Luiza tá cheio de opções pra você!

 

Saiba mais

Na matéria Protetor solar: saiba mais eu falo sobre as versões pra adulto também. Vem dar uma checadinha!

 

E se você tá planejando pegar uma praia, é bom ficar de olho na previsão do tempo, né? O aplicativo Climatempo, disponível pra download gratuito pra Android e iOS, é ideal pra isso. Aproveita!

 

Tá precisando de apoio pra montar uma área de lazer incrível pra curtir o verão? Pode contar com o serviço dos nossos parceiros!