Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Cervejaria artesanal, saiba tudo!

Cervejaria artesanal, saiba tudo!

Veja como montar uma microcervejaria em casa

Cervejaria Artesanal

Atualizado em 30 Out 20

5 min de leitura

Gente, fazer cerveja artesanal em casa é mais fácil com os equipamentos certos e ingredientes de qualidade! Você pode começar com um kit básico, pra aprender e depois até pensar em produzir a bebida em maior quantidade, criando um negócio, sabia? Vem comigo que eu te falo mais sobre o assunto!


Kit Cervejeiro: ingredientes e equipamentos


O kit pra preparo é um ótimo jeito de começar porque você aprende a receita e pode repetir depois, variando nos ingredientes, temperatura e tempo de fermentação pra fazer outros tipos de cerveja: 


Olha só, ele já vem com tudo certo, pra você acertar na medida de um balde de 5, 10 ou 15 litros, dependendo do modelo que levar. E nesse kit já vem os ingredientes, balde fermentador, as garrafas pra pôr a bebida depois, além de sanitizante pra esterilizar os equipamentos, tá?


Pra 5 litros de cerveja, por exemplo, você vai precisar de 1 quilo de extrato de malte, 5 gramas de lúpulo, 3 gramas de fermento de levedura e 30 gramas de açúcar cristal próprio pra fazer cerveja, viu?


 
Kit pra 5 litros de cerveja com ingredientes, garrafas e balde fermentador

 

Como fazer cerveja usando o kit


- Pra uma receita de 5 litros de cerveja você precisa aquecer 7 litros de água filtrada em fogo médio. Antes que ela levante fervura, quando ainda tiver bolhas no fundo da panela, é a hora certa de pôr 1 quilo de extrato de malte e mexer bem.

- Depois que ele tiver misturado, aumente o fogo pra alto e coloque o lúpulo. Mexa por alguns minutos até dissolver totalmente na mistura. Deixe ferver por uma hora.

- Quando desligar o fogo, prepare uma bacia com pedras de gelo onde você possa encaixar a panela sem ela tombar quando o gelo derreter, tá?

- Deixe ela descansando até chegar num ponto de esfriamento que esteja fria, mas não gelada. Essa mistura é chamada de mosto, viu?

- Use o sanitizador pra limpar o balde de fermentação, usando uma colher de sopa de sanitizante em pó pra cada 5 litros de água morna. Deixe por 30 minutos e depois enxague. Aí transfira o mosto da panela pra ele.


Fermentação e maturação da cerveja


- Depois que o mosto tiver no balde de fermentação coloque o fermento de levedura na mistura. Misture bem e feche bem a tampa do balde.


- Encha a válvula que vem com ele, chamada de airlock, com água filtrada. O balde deve fermentar o líquido por 7 dias num lugar fresco longe da luz e do calor pra completar essa fase. E ficar mais 10 dias vedado na geladeira pra melhorar o sabor da cerveja, que é a fase de maturação.


- Quando o período terminar você deve abrir o balde e transferir o líquido pra uma panela sanitizada. Lave o balde, até sair todo o resto de fermento que tiver preso no fundo, sanitize ele de novo e aí jogue líquido de volta. Misture os 30 gramas de açúcar cristal próprio pra fazer cerveja.


- Por último, sanitize as garrafas do mesmo jeito que você fez com a penela e com o balde, encha elas deixando três dedos sem líquido e feche bem com a tampinha pra segurar o gás e evitar contaminação.


- A dica é guardar as garrafas em engradados pra conservar elas sem tombar.


Fermentador: faça mais cerveja com ele!


Quando você já tiver craque nessa receita básica, pode aumentar a quantidade de cerveja com equipamentos próprios pra profissionalizar a produção.


Dá pra aumentar o balde fermentador de 5 ou 10 litros, por exemplo, por um de 20 ou 30 litros. E se quiser produzir ainda mais, escolha uma bombona, que é a versão do balde num tamanho de tambor pra produzir até 60 litros de mosto!


Fermentador cônico: controle a pressão manualmente


Outra opção é o fermentador cônico, uma garrafa pet em formato de cone com uma bomba na parte de cima, estilo ao airlock, pra você colocar pressão de ar no balde manualmente.


Como ele pressuriza melhor do que um balde, a chance de estragar a mosto durante o período de fermentação ou maturação é menor, viu? E outra vantagem é poder aproveitar melhor o próprio gás carbônico que sai dele, a chamada carbonatação.


 
Fermentador cônico com tripé e kit de valvulas pra injetar gás carbônico

 

Fermentador com pressurizador: cerveja mais pura


Uma terceira opção é o fermentador PET com pressurizador. Esse tem versões que chegam a 30 litros de capacidade. Ele lembra um filtro de garrafa pet com conexões na tampa que permitem ao cervejeiro colocar gás carbônico pra fazer a carbonatação.


Quando for tirar a bebida fermentada já pronta, esse fermentador permite conservar o conteúdo dentro dele e evitar o contato com o ar. Isso mantém o sabor da cerveja, tá?


 
Fermentador 30 litros com pressurizador

 

Chiller: resfrie do jeito certo!


O processo de resfriamento é uma parte importante e que afeta muito a receita. Se ele não for feito na temperatura certa você não consegue chegar no tipo de cerveja que precisa ou pode estragar a fermentação.


Por isso, quando quiser profissionalizar a produção, melhorando o sabor e a textura, precisa controlar a temperatura nos mínimos detalhes.


Pra isso você precisa do chiller, um resfriador mecânico, tá? Ele é uma serpentina de alumínio ou aço inox, parecida com a de uma geladeira, que vai dentro do balde fermentador.


E olha, pra facilitar o processo de transferir grandes quantidades de líquido do balde pra panela na fase de incluir o açúcar, muitos modelos já vêm com engate pra encaixar mangueiras e transferir grandes quantidades do mosto. Legal, né?
 


Mini chiller pra baldes fermentadores de até 10 litros

 

Microcervejaria: a máquina de fazer bebida!


Agora, se quiser ainda mais praticidade, pode apostar numa microcervejaria. O equipamento faz todo o processo de fermentação, resfriamento e maturação pra você, com capacidades a partir de 10 litros e 3,5 quilos de malte. Aí sim!


Esse é um aparelho feito em aço inox com a parte interna antiaderente. Você pode repetir várias receitas nele de um jeito rápido, automático e muito mais prático porque dispensa balde e chiller, tá?


Alguns têm painel digital com receitas pré-programadas e mais de 15 programas de tempo e temperatura, com timer que avisa quando cada etapa de fermentação e maturação termina. Demais, né?


 
Microcervejaria pra 10 litros com 16 programas

 

Diferentes tipos de cerveja


A fermentação do mosto é tão importante que dependendo de como é feita cria diferentes sabores e texturas de cerveja em 3 famílias diferentes, sabia? Olha só:


Lager: As cervejas dessa família são criadas a partir da levedura que fica no fundo do balde. A fermentação e maturação mais lenta cria um líquido claro. A partir dela dá pra fazer tipos como Pilsen, Bock e outros.


Pale: a fermentação entre 14 e 25 graus de temperatura faz a levedura subir em vez de se depositar no fundo. Isso acelera a ação de transformar o açúcar do mosto em álcool. Esse método é excelente pra fazer Stout, Pale Ale e diversas cervejas frutadas, com ervas e temperos.


Lambic: também conhecida como cerveja selvagem, é o resultado de um líquido feito com fermentos caseiros criados a partir de bactérias da própria levedura fermentada. Depois da fermentação, o líquido matura por seis meses em tonéis de madeira. Essas são cervejas mais azedas e ácidas, com sabor de madeira. Demais!


Ingredientes de qualidade e produtos pra cerveja artesanal tão aqui no Magazine Luiza!


Saiba mais:


Agora, quer conservar as garrafas na temperatura ideal? Clica aqui que eu te ajudo a escolher a cervejeira.


Pensando em se equipar pra montar um negócio de cerveja artesanal? Então, clica aqui e conheça os consórcios oferecidos pelos nossos parceiros.