Um “detetive literário” desconfia que o autor do novo livro do americano Thomas Pynchon é, na verdade, a tenista russa Anna Kournikova. Numa viagem à Argentina, uma estudante brasileira de Letras se depara com um suposto manuscrito inédito de Borges – e o perde instantes depois. Numa casa de praia, um adolescente desenvolve a superstição de que, se não terminar de ler, numa única madrugada, o romance que trouxe na bagagem, sua namorada vai acabar morrendo.
Os escritores – reais ou inventados – são o combustível desse segundo livro do gaúcho Antônio Xerxenesky. Nos nove contos que compõem A página assombrada por fantasmas, é a própria literatura, com seus labirintos e enigmas, a grande protagonista. Nas histórias deste livro a literatura é, antes de tudo, um pacto – mesmo que esse não seja evidente ou deliberado. É numa espécie de contrato, com suas zonas de sombra e suas interpretações sinuosas, que se situam as perturbações contidas neste novo livro.
Do território de atrito entre leitor e literatura, entre a vida cotidiana, dita “real”, e a vida incrustada nas páginas dos livros, a “imaginária”, brotam os conflitos de A página assombrada por fantasmas. O que acontece quando a protagonista de um romance de Alan Pauls aparece na vida de um leitor? O que pode levar um autor de sucesso a abandonar a escrita e viver em isolamento? Livros são “peças demoníacas”, como sugere um dos personagens? Como aproximar a matéria bruta da vida e o espaço necessariamente legível do papel? Xerxenesky usa a ficção para refletir, de forma criativa e longe dos ranços acadêmicos, sobre os muitos fantasmas que são, eles próprios, a base de qualquer literatura que se queira contemporânea.