Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Receitas de festa junina

Confira as melhores receitas de festa junina, desde as mais tradicionais até as mais criativas, pra você fazer em casa e arrasar na festa!

Balões e Acessórios

Atualizado em 28 Jun 24

5 min de leitura

Gente, as receitas de festa junina são clássicos dessa época festiva do inverno no Brasil, com muitos alimentos deliciosos pra combinar com a decoração! Quer alegrar esse evento? Com receitas práticas, você encontra opções pra vários gostos, incluindo as versões veganas, vegetarianas, livres de lactose e low-carb, pra quem vai curtir, mas não deixa de ser fitness. Deu curiosidade? Vem conferir!

 

Comidas típicas da época

Olha, alguns sabores não podem faltar, porque dão o tom do arraiá, seja em casa, na quermesse da escola ou na festinha coletiva com vizinhos aí na rua. Entre os pratos típicos tão a pipoca doce e salgada, o quentão, e canjica, o bolo de fubá fofinho e a pamonha.

 

E, claro, tudo combina com decoração de festa junina, numa mesa posta bem bonita. Aposte em toalha de mesa xadrez, faixa de decoração e bandeirinhas

 

Vale ainda incluir uns displays de mesas pra colocar nas bandejas, além de placas informativas pra espetar em cada um dos quitutes. Vem ver as dicas que separei!

 

Delicioso pé de moleque

Você vai precisar de:

 

Numa panela, coloque o amendoim torrado e o açúcar e misture em fogo baixo até  formar um caramelo. Não pare de mexer pra ele não empelotar, tá? Quando der o ponto, desligue o fogo e adicione a manteiga. Misture bem e inclua o leite condensado até ficar homogêneo.

 

Unte uma assadeira com manteiga ou margarina. Se preferir, pode usar papel manteiga untado pra facilitar o desenforme depois, viu? Com a ajuda de uma colher, coloque porções do doce ainda quente, senão ele vai endurecer. Quando esfriar, corte e sirva.

 

Essa receita é ótima também pra quem tá de dieta ou tem diabetes. É só substituir o açúcar refinado por adoçante culinário e o leite condensado por um dietético. Se for intolerante, aposte no leite condensado sem lactose. E pra uma delícia vegana, escolha leite condensado feito de aveia, que dá o mesmo ponto, sabia? Pois é!

 

E além dele, dá pra achar mais sugestões na matéria: Doces de Festa Junina.

 

O amendoim sem casca em metades deixa o pé de moleque mais lisinho e macio

 

Pipoca doce

Já pensou em fazer pipoca doce igual a de pipoqueiro aí na sua casa? Invista numa panela pipoqueira dessas com sistema giratório pra manter a mistura mexendo por igual pra não queimar. Vem ver os ingredientes!

 

  • 1 xícara de açúcar ou adoçante culinário

  • 1 colher de chá de corante vermelho em pó

 

Antes de colocar o milho, unte o fundo da pipoqueira e estoure o milho. Reserve essa pipoca numa tigela. Se preferir, faça duas medidas e use metade pra curtir também uma pipoquinha salgada, viu?

 

Já pra conseguir a versão doce, misture o açúcar com o corante em pó. Unte o fundo da pipoqueira com óleo. Coloque a mistura de açúcar e corante, quando ela começar a borbulhar. Aí jogue a pipoca pronta e mexa. E tá prontinha essa deliciosa pipoca doce!

 

Use a pipoca premium pra evitar grãos sem estourar nesse doce

 

Bolo de fubá com goiabada na caneca

O bolo de fubá é muito gostosinho com chá ou quentão, né? A  versão de caneca é ainda mais simples e fica pronta bem rápido. Confira a receita que ainda acompanha uma goiabada!

 

  • 1 ovo pequeno;

  • 3 colheres de sopa de óleo;

  • 4 colheres de sopa rasas de açúcar;

  • 4 colheres de sopa de leite;

  • 2 colheres de sopa rasas de fubá;

  • 4 colheres de sopa de farinha de trigo;

  • 1 colher de café de fermento em pó;

  • Pra cobertura, use 3 fatias de goiabada e 2 colheres de sopa de água;

 

Comece batendo o ovo direto numa caneca de cerâmica com um garfo, até misturar a gema com a clara e ficar cremoso. Adicione o óleo, o açúcar e o fubá. Coloque o fermento em pó e a farinha de trigo, por último. Mexa até conseguir uma massa lisinha, viu? Aí leve a caneca ao micro-ondas por três minutos na potência máxima.

 

Enquanto isso, já prepare a cobertura, picando a goiabada. Junte a água e coloque no micro-ondas, por um minuto, assim que tirar o bolo. Depois, jogue a cobertura quentinha por cima e aproveite essa delícia com um café, que tal?

 

Quer uma receita pra diabéticos? Invista na goiabada zero açúcar e sem lactose

 

 

Pamonha saborosa

Outro prato típico das festas juninas é a pamonha. Ela é feita com milho verde e açúcar. Pra pamonha tradicional, você vai precisar de alguns ingredientes.

 

  • Meia xícara de chá de leite;

  • 1 colher de sopa de manteiga;

  • Grãos de 6 espigas de milho;

  • 1 xícara e meia de chá de açúcar;

 

Coloque o leite e a manteiga numa panela e leve ao fogo médio até derreter. Deixe esfriar. No liquidificador, bata a mistura com os grãos de milho e o açúcar até ficar liso e brilhante.

 

Faça saquinhos com palha de milho e encha cada um com um pouco do creme. Desfie uma parte da palha e use pra amarrar bem e não vazar, hein!

 

Coloque as pamonhas numa panela grande já com a água fervendo e deixe cozinhar por mais ou menos uns 40 minutos. Quando elas começarem a flutuar, é porque já tão no ponto certo. Use uma escumadeira pra tirar elas e sirva quentes ou frias, como preferir, tá?

 

Canjica irresistível

A canjica, também conhecida como mungunzá em algumas regiões do Brasil, é um creme maravilhoso pra ser servido quente no friozinho. Ou então, bem geladinho nas cidades onde faz calor mesmo no inverno. Com canela por cima fica irresistível. Dá uma olhadinha nos ingredientes!

 

  • 500g de canjica branca;

  • 1 lata de leite condensado tradicional, diet ou sem lactose;

  • 1 vidro de leite de coco;

  • 50g de coco ralado úmido;

  • 1L, ou litro, de leite;

  • 8 colheres de sopa de açúcar;

  • Canela em pó a gosto pra polvilhar;

 

Lave a canjica e deixe de molho por 4h, ou horas, já adoçada, viu? Depois, cozinhe ela nessa mesma água numa panela de pressão, com 2L de água, por 20 minutos. Se ao abrir, a canjica ainda tiver durinha, acrescente mais água e volte ao fogo por 10 minutos. O ponto certo é bem macio, tá?

 

Numa outra panela, ferva o leite com leite de coco, leite condensado e coco ralado, mexendo pra não grudar no fundo. Desligue o fogo e misture com a canjica. Quando tiver cremosa, sirva em taças com a canela por cima.

 

Além dela, outro creme tradicional é o arroz doce. Eu te ensino como fazer diferentes versões na matéria: Como fazer arroz doce.

 

Quentão pra espantar no frio

O quentão é uma bebida que não pode faltar nas festas juninas, principalmente naquelas que são celebradas no auge do inverno, viu? Ele ajuda a espantar a friagem e também vai bem com muitos outros pratos tradicionais, como os bolos. Vem saber como arrasar com essa receita!

 

 

Coloque o açúcar, as cascas de laranja, as cascas de limão, o gengibre, o cravo e a canela numa panela grande. Quando o açúcar derreter e começar a caramelizar, jogue a cachaça, complete com a água e cozinhe por, pelo menos, 20 minutos em fogo médio pra apurar.

 

Passe a mistura por uma peneira. Depois de filtrar, ponha a maçã e deixe em fogo baixo por alguns minutinhos até começar a ferver. Ela vai dar um gostinho especial. Mantenha a panela aquecida no fogão ou no rechaud, pra servir a bebida bem quente.

 

O quentão é uma bebida tão versátil, que ainda dá pra variar, colocando vinho no lugar da cachaça, sabia? Pois é! 

 

Ah, vale destacar que só pode aproveitar bebidas alcoólicas se já tiver completado 18 anos. E quando beber, não tem como dirigir, combinado?

 

Ou então, caso prefira, aposte num quentão sem álcool, com suco de uva in natura e sem açúcar. Assim, até a criançada vai adorar!

 

Deu água na boca? Pra completar o arraiá, vem conferir um montão de dicas na matéria: Comidas festa junina.

 

Gostou? Aqui no Magazine Luiza tem muitos alimentos deliciosos pra você preparar receitas de festa junina, além de acessórios de decoração incríveis. Aproveita!

 

Saiba mais:

Na matéria Conheça os quitutes juninos eu te dou outras dicas bem legais pra arrasar na mesa do arraiá. 

 

Quer preparar mais pratos? Então pode usar o aplicativo TudoGostoso, que traz ideias ótimas. Ele tá disponível pra Android e iOS.

 

E aí, precisa de ajuda pra montagem de móveis e instalação de equipamentos de áudio e vídeo da festa? Conte com os nossos parceiros de serviços!