Flauta Doce ou Flauta Transversal?
Eu te dou algumas dicas de como escolher a melhor pra você!
Instrumentos de Sopro
Atualizado em 7 Ago 18
2 min de leitura
Gente, o som da flauta é muito suave e bom de ouvir, né? É por isso que ela é usada em vários estilos musicais! Agora, como tem vários tipos, você pode ficar em dúvida na hora de escolher a sua. Por isso, olha só as dicas que preparei sobre os dois tipos principais: a flauta doce e a transversal.
Flauta Doce
A flauta doce é um instrumento de bico com sopro direto, tá? Ou seja, basta soprar no bico na ponta dela e apertar os buraquinhos na lateral pras notas saírem.
Já o material dela pode ser de madeira ou resina e costuma ter 7 furinhos. E na hora de segurar a flauta doce pra tocar, o ideal é apontar ela pra frente. Sua boca vai ter até mais contato assim, e isso facilita na hora de soprar, viu?
Esse modelo é ótimo pra quem tá começando a aprender a tocar flauta, por ser mais simples! Além do jeito de segurar ela que facilita o aprendizado. Muito bom!
A flauta doce é ideal pra quem quer aprender a tocar flauta
Flauta Transversal
Olha, é bem fácil reconhecer uma flauta transversal, já que o bocal dela fica na lateral, diferente da flauta doce que é um bico na ponta. Mas tocar esse instrumento exige mais conhecimento porque ela tem mais chaves, que são as partes que você aperta pra fazer as notas.
O som dela é mais forte também, viu? Por isso, a flauta transversal é muito usada em orquestras profissionais.
Agora uma coisa legal da flauta transversal, é que além de ser considerada um instrumento profissional, ela é feita de metais resistentes, como níquel e aço inoxidável, e dura por muitos anos! :)
E se você prefere aprender a tocar logo de início na flauta transversal, tudo bem! Pode ser um pouco difícil no início, mas com bastante treino você chega lá!
O bocal da flauta transversal fica na lateral e não na ponta, como na flauta doce
Aqui no Magazine Luiza tem flautas doces e transversais de vários tipos, viu? Vem escolher o seu!