Proteja seus olhos com os óculos EPI
Eles são essenciais para algumas atividades profissionais! Confira!
Acessórios para Ferramentas
Atualizado em 26 Set 17
2 min de leitura
Trabalhar com segurança é muito importante, né? E um dos equipamentos que você precisa ter pra garantir sua saúde são os óculos EPI, que significa Equipamento de Proteção Individual. Eles vão proteger seus olhos contra respingos de produtos químicos, restos de materiais como fiapos de madeiras e qualquer outra sujeirinha que possa atrapalhar sua visão.
Agora, se precisa de um óculos desses, olha algumas dicas importantes que eu separei pra você:
Fique de olho no certificado
Antes de mais nada, fique atento nas informações dos óculos EPI que pretende usar. É obrigatório ele ter o C.A, que é o Certificado de Aprovação pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Então, nada de deixar passar essa informação na hora da compra, hein?
O uso na prática
O óculos tem que encaixar certinho no seu rosto, viu? Isso evita ao máximo que pó, madeira, vidros e até produtos químicos entrem em contato com os seus olhos. Dá uma olhada nos modelos mais usados por profissionais:
Óculos de ampla visão: Gente, esse modelo é perfeito pra quem trabalha em indústrias mais pesadas, como atividades de demolição. Também é ótimo pra quem tá sempre em contato com produtos químicos, já que ele é bem fechado nas laterais!
Ah, e com ele, você tem uma visão panorâmica por causa do formato da lente e da armação. Legal, né? Mas tem alguns modelos diferentes pra você escolher:
- Padrão: tem armação de silicone e elástico ajustável pro seu conforto.
- Perfurado: esse modelo tem furinhos pra entrar mais ar nas laterais e na parte de cima.
- Com válvulas: em vez de furinhos, ele tem válvulas que ficam sobre cada abertura de ar, assim, garante que pequenas partículas como ciscos e poeiras não entrem em contato com seus olhos.
Óculos EPI convencional: O óculo EPI convencional é parecido com aquele que as pessoas usam no dia a dia, mas têm lentes maiores e é mais resistentes contra impactos. Ah, e também tem opções especiais, como antiembaçantes e com proteção contra raios UV - que são mais usados por quem trabalha com solda elétrica ou em contato direto com radiação ultravioleta.
E as lentes também podem ser de diferentes cores, e isso ajuda muito dependendo da iluminação de onde você vai usar.
Materiais usados na confecção dos óculos
Os óculos EPI podem ser feitos de vários tipos de materiais, tanto as lentes como as armações:
- Armação: pode ser de borracha, vinyl, nylon, PVC e poliestireno, entre outros.
- Lentes: os materiais mais usados são vidro comum, cristal, vidro temperado, tela de aço inox, policarbonato, acetato e acrílico.
Ah, e se você precisar que os óculos EPI sejam de grau, também tem essa opção, viu? E quer mais dicas de como se proteger no trabalho, leia aqui!
E aí, preparado pra escolher os óculos EPI ideal pra você? Então, é só dar uma olhadinha aqui no Magazine Luíza!